Relato de atividade em sala de aula

CLUBE LEITURA ESCRITORA CLARICE LISPECTOR

Visualizações |
Vote aqui
A Hora da Estrela
03/05/2025
Língua Portuguesa
Argumentação
Ensino Médio
20
Jéssica Jainne
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA STELLA PINHEIRO COSTA | RN | Mossoró | Estadual





Apresentar de forma lúdica a importância da literatura como formadora para o desenvolvimento crítico e interdisciplinar. 


1. Produção de um café literário para discutirmos a obra. 

2. Relatos críticos a partir da obra e a relação com temas atuais no Enem e vestibulares. 

3. Uso da obra como repertório sociocultural na redação do Enem. 


No ano de 2023, o clube do livro foi uma ideia que surgiu a partir de outra experiência vivenciada em outro espaço educacional. 

O clube sempre foi um sonho, porém diante das dificuldades de implementação e, principalmente, de ter alunos interessados em textos/literatura sempre foi visto com muita resistência tanto por parte dos alunos como também pelos colegas (em virtude da dinâmica de movimentação das aulas durante o novo ensino médio). 

Durante uma disciplina de Unidade Curricular (disciplina interdisciplinar e relacionada à área da Linguagem) tive a oportunidade de apresentar a proposta aos alunos e vi uma aceitação que, de fato, surpreendeu.  A primeira obra lida foi *a hora da estrela*, da Clarice Lispector. O filme foi uma proposta apresentada durante a exposição do livro e os diálogos elaborados. 

O primeiro encontro aconteceu na biblioteca da escola e, hoje, estamos entrando no 2 encontro com a obra *Capitães da Areia*, do Jorge Amado. 

O resultado do café literário foi/está sendo positivo tantos para mim quanto para os alunos e a escola. Hoje, com quase 20 alunos inscritos no clube do livro que discutem literatura de forma crítica e atuante. 

Como forma de fomentação à leitura, o clube está desenvolvendo uma ação social que envolve a doação de livros que será desenvolvido sob a minha orientação, profa. Jéssica Jainne,  e a participação coletiva de todos da comunidade escolar. 

Como resultado, o clube do livro tem contribuído para o incentivo à leitura em uma escola pública e, também, contribuído para o desenvolvimento da argumentação e do senso crítico dos alunos.